Chillers

A solução perfeita para seu processo!

Home/Serviços/Chillers

Chillers

Conheça os equipamentos!

Os chillers de água são usados em uma variedade de aplicações de ar-condicionado e resfriamento de processos. Eles são utilizados para produzir água gelada que pode ser transportada por toda uma instalação usando bombas e tubulações. Essa água gelada pode passar através dos tubos das serpentinas de fancoils para resfriar o ar em uma aplicação de ar-condicionado, ou pode fornecer resfriamento para um processo de fabricação ou industrial.

Os chillers de água que utilizam o ciclo de refrigeração por compressão de vapor variam de acordo com o tipo de compressor utilizado. Compressores alternativos e de espiral (scroll) são tipicamente usados em chillers pequenos. Compressores helicoidais-rotativos (ou parafuso) são geralmente usados em chillers de médio porte. Compressores centrífugos são tipicamente utilizados em chillers de grande porte.

Principais Componentes de Chiller:

COMPRESSOR: O compressor centrífugo utiliza o princípio da compressão dinâmica, que envolve a conversão de energia de uma forma para outra, para aumentar a pressão e temperatura do refrigerante. Ele converte energia cinética em energia estática.

CONDENSADOR: O vapor de refrigerante de alta pressão é descarregado do compressor para um trocador de calor que atua como condensador, resfriando e condensando o vapor. Em um condensador resfriado a água, a água é bombeada através dos tubos do trocador de calor de casco e tubos enquanto o vapor de refrigerante preenche o espaço do casco ao redor do conjunto de tubos. À medida que o calor é transferido do vapor de refrigerante quente e de alta pressão para a água, o refrigerante condensa nas superfícies dos tubos.

COMPONENTE DE EXPANSÃO: Um dispositivo de expansão é utilizado na linha de líquido refrigerante que saí do condensador, sua função é manter a diferença de pressão entre os lados de alta pressão (condensador) e baixa pressão (evaporador) do sistema de refrigeração, conforme estabelecido pelo compressor. Essa diferença de pressão permite que a temperatura do evaporador seja suficientemente baixa para que o refrigerante possa absorver calor da água sendo resfriada, e que a temperatura do condensador seja suficientemente alta para que o refrigerante possa rejeitar calor para a água em temperaturas normalmente disponíveis.

EVAPORADORES: Parte do equipamento responsável pela troca térmica entre a unidade e o meio que receberá o resultado da refrigeração. Este resultado é gerado através de água gelada que será utilizada em equipamentos complementares, seja para resfriamento de ar ou processos variados. O refrigerante líquido depois do componente de expansão no evaporador de casco e tubos inundado, o refrigerante entra no sistema de distribuição que percorre todo o comprimento do casco. Pequenas aberturas e defletores na passagem do distribuidor de líquido fornecem uma pulverização uniforme de refrigerante sobre as superfícies dos tubos dentro do casco do evaporador, onde o refrigerante absorve calor da água que será resfriada. Essa transferência de calor faz com que o refrigerante líquido evapore, retornando à sucção do compressor.

PAINÉIS DE CONTROLE: Os painéis de controle são utilizados para monitorar e eventualmente regular o processo de operação da unidade de refrigeração. Eles geralmente integram sensores, alarmes e telas que permitem aos operadores observarem a condição de funcionamento e indicam previamente eventuais problemas que possam ocorrer na unidade.

Descubra como podemos te auxiliar na manutenção de seu sistema:

+ de 120000
Toneladas de refrigeração em Contratos de Manutenção
600
Manutenções preventivas realizadas em 2023
500
Peças/Componentes de equipamentos de refrigeração comercializados em 2023
R$ 1.200.000,00
em economia de energia estimada em consequência de trabalhos preventivos e energéticos.

Certificações

Clientes